Como escolher um nicho para o blog ?

Como escolher um nicho para o blog
Como escolher um nicho para o blog


Você quer iniciar um blog mas não sabe por onde começar ou o que falar. Essa é a dúvida de muitos ao começar um blog e também é a porta para o sucesso do blog para os que o definem. Iniciar um blog pode ser algo maravilho aos olhos, mas o trabalho começa desde quando você sabe o que deseja criar ou não. Por isso vamos falar sobre esse primeiro passo de como escolher um nicho para o blog.

O blog dá trabalho até antes mesmo de iniciar, você vai precisar definir primeiro seu objetivo, o que você irá focar, o nome do blog e a plataforma que deseja criar. Depois terá que escolher ou comprar um layout, montar todo esse plano, que é necessário para iniciar um blog com objetivo.

Você olha para outros nichos e pensa "vou falar sobre beleza porque adoro me maquiar e me cuidar, e incluo outras categorias" ou "vou criar um blog de lifestyle porque eu quero compartilhar minha vida com as pessoas", não há nada de errado nisso.

Você pode blogar por hobby ou por desejo, mas se o seu foco é trabalhar com o blog com certeza o nicho vai te dar muitos benefícios. E se o seu objetivo é fazer do seu blog a sua profissão, você precisa realmente ter absoluta certeza sobre o porquê começar um blog e mais certeza ainda sobre qual nicho escolher para o seu blog.

Alerta de textão: Esse é um assunto que parece simples mas na prática não é, por isso se você deseja saber mais sobre o assunto fique até o final!

O que veremos aqui nesse artigo:

 ● O que é um nicho
 ● Onde muitos blogueiros erram
 ● 3 Perguntas para você encontrar o seu nicho
 ● Usando o planejador de palavras-chave do google
 ● Porque você precisa definir um nicho para o blog
 ● Estudo de caso sobre nicho
 ● Lições que podemos aprender com o estudo de caso

➦ O que é um nicho?


O nicho é um segmento que você escolhe para atender a necessidade de um grupo, ele pode ser genérico ou específico. Você pode escolher um nicho para o blog amplo, que atende mais de um tipo de pessoas naquele nicho ou específico uma pessoa.

Exemplo:

Nicho Genérico:
Nutrição, no nicho de nutrição geral você atende todos os tipos de pessoas.

Nicho Específico:
Nutrição para mães, nesse nicho você atende mães que querem ter uma boa saúde durante a gravidez, que desejam se alimentar bem ou mães que querem emagrecer pós o parto.


 Confira esses artigos no blog:

➜  7 passos para um blog profissional e rentável

 Passo a passo para criar um blog do zero


➦ Onde muitos blogueiros erram:


1. Começar um blog sobre o que vem a sua mente ( não tem paixão e nem experiência).

2. Começar um blog sem objetivo falando sobre tudo e querer retorno financeiro.

Eu já errei nos dois, acredite. Meu primeiro erro, comecei meu primeiro blog sobre casamento só porque estava super empolgada em casar. Eu criei meu blog no blogspot e nem comprei um domínio. Isso foi em 2013 quando fiquei noiva.

Comecei a falar sobre o que estava pesquisando sobre casamentos, minhas inspirações, desejos sobre estilos, vestidos de noiva, decoração etc. Era só sobre casamento, e eu não falei pra ninguém que eu tinha um blog. Eu tinha vergonha em falar que tinha um blog.

E ele era tipo um diário, porque eu falava de coisas do meu casamento. Então eu fiquei com ele até eu casar em 2015. E aí o erro foi aparecendo, porque depois eu fiquei sem inspiração e motivação para mais nada, ou seja, eu não tinha mais assunto, eu criei porque estava empolgada com aquele nicho. Eu o excluí.

Meu segundo erro. Eu criei meu segundo blog em abril de 2016 o 'vida mais florida' ae eu comprei o domínio. Comecei porque já tinha experiência sobre o casamento, eu fiquei desde 2013 até eu casar pesquisando sobre casamentos. Então, eu novamente fui errar, iniciei meu blog e coloquei esse nome porque meu casamento foi rústico e eu gostava de flores rs, só que nesse blog eu ia falar sobre tudo, um blog pessoal.

Enjoei do nome. Comecei a falar sobre vários nichos, era um blog pessoal e em junho eu comecei a falar sobre dicas para blogs, tutoriais. Em agosto eu resolvi mudar o nome do blog. Eu tive erros que me ajudaram muito sobre a visão de ter um blog. Quando você erra e você decide aprender, isso é realmente muito bom para a sua vida.

O tempo foi passando e eu estava no estágio, até que eu decidi sair do meu trabalho e focar no meu negócio. Eu arrisquei, mas eu não estava sendo útil no meu trabalho mesmo, então pra mim foi ótimo. Porque eu odeio ficar sem fazer nada por muito tempo, de vez em quando é bom. Foi ae que eu entrei em um curso de web design porque eu gostava desse mundo desde nova.

Então eu pensei, 'vou reformar meu blog e fazer dele um portifólio'. Fiz isso. Se você for no meu instagram vai ver o meu primeiro design do antigo blog, o brunacaroline .com que eu fiz rs. Um horror, mas já passou rs. E eu estava cursando administração na faculdade, até que estava em uma aula de marketing e o professor estava falando sobre alguns negócios digitais e que o marketing ia se expandir.

Nessa hora eu tive um insight, e tudo mudou. Eu mudei a partir daquele insight que eu tive. Por isso é bom você estar junto de outras pessoas sempre. Então, eu comecei a pesquisar muito, eu encontrei o pinterest e me aprofundei nele. Foi aí que nasceu a ideia de criar um curso. Eu queria melhorar meu blog acabei conhecendo mais sobre blogs e tráfego.

Eu já tinha paixão pelo mundo digital mas eu não tinha foco, entende. Talvez esse possa ser o seu erro na hora de iniciar uma profissão ou outra coisa. Isso não tem problema, nós erramos tentando acertar. E uma hora acertamos com certeza. Foi aí que eu decidi focar.

Se você quer iniciar um negócio online mas ainda não sabe o que fazer ou o que iniciar recomendo que você conheça o FÓRMULA DE NEGÓCIO ONLINE um treinamento que já ajudou milhares de pessoas a desenvolverem seu método para ganhar dinheiro com seu negócio.

Aprenda com Alex Vargas criador de mais de 10 marcas de sucesso na internet e um dos maiores 
especialistas em criação de negócios online. Através desse método já transformou a vida de mais de 21.500 pessoas.

➦ 3 perguntas para você encontrar o seu nicho



Como escolher um nicho para o blog
Como escolher um nicho para o blog 

Qual paixão você tem na vida?


As vezes temos uma profissao paixão dentro de nós e achamos que aquilo não vai dar certo ou porque é muito difícil e concorrido ou porque não dá dinheiro. Com certeza tem algo dentro de você que goste de fazer. Procure dentro de si qual a sua paixão, pelo qual você trabalharia de graça sem que ninguém te pagasse e você faria porque ama isso.

Qual a sua experiência e habilidade?


As vezes você já tem uma habilidade em algo e que isso pode mudar sua vida se você encontrar o nicho certo. Você pode ter uma habilidade, experiência ou formação em que já tenha trabalhado nesse nicho e que isso poderia ajudar outras pessoas, e claro também te ajudar a rentabilizar.

Qual a demanda desse nicho, o que as pessoas pesquisam?


Saiba identificar dentro da sua paixão ou habilidade o que você poderia ajudar as pessoas. O que as pessoas sempre te pedem para ajudá-las? Pesquise sobre o seu nicho no Google e veja se já tem pessoas falando sobre isso.

Encontre grupos no Facebook e veja se já tem pessoas e grupos que falam sobre esse nicho. Encontre comentários e perguntas. Você saberá melhor que pode ajudar as pessoas nesse nicho, porque já tem outras falando e ajudando.

➦ Use o planejador de palavras chaves do google


Pesquise sobre como você pode ajudar seu futuro público com o planejador de palavras chaves do google. Encontre uma necessidade de como ajudar esse grupo. Pense em uma pergunta sobre como ajudar esse público.

Vou fazer um exemplo para você entender melhor. Nesse exemplo pesquisei pela suposta dor do nicho de nutrição para mães. A palavra-chave usada foi "como se alimentar na gravidez"

Logo você saberá a média de pesquisas mensais e o nível de concorrência nessa dor específica do público. Isso ajudará a saber se tem muita concorrência e se tem alguém falando sobre essas dores.

Para usar o planejador de palavras chaves você precisa fazer login com o e-mail do google e clicar aqui você vai acessar a página do google adwords. Você precisa seguir esses passos abaixo.

1. Ao clicar no link acima você vai cair na página do adwords do google, escolha a aba ferramenta e encontre planejador de palavras chaves, clique.

2. Após o primeiro passo clique em Pular Configurações, porque se você não clicar ele vai para a página de anúncios e você vai ter que cadastrar um cartão de crédito e não vai dar para voltar a esse passo mais.

3. Feito isso você já vai abrir na página do planejador, encontre no menu de configurações com um ícone de ferramenta a aba panejador de palavras chaves.

Como escolher um nicho para o blog
Como escolher um nicho para o blog


➦ Porque você precisa de um nicho para iniciar o seu negócio online com o blog:


Eu estudo sobre marketing, leio sobre cases de sucesso e sei que quando você decide um nicho para o seu blog ou negócio online você tem grandes chances de se destacar.

Porque você vai ser uma autoridade naquele nicho para esse grupo de pessoas, ou seja, quando esse grupo do seu nicho tiver necessidade sobre tal assunto ele vai lembrar de você, então ele vai até o seu blog encontrar mais sobre o que ele está querendo saber e isso é o que faz você ser encontrado.

Mas isso não quer dizer que vai ser para sempre, conforme você for conseguindo atingir um certo nível você pode expandir o seu negócio online se preferir.


➦ Vamos ver dois estudos de casos:


1. Tiffany & Co.

A marca famosa conhecida pelas suas jóias deslumbrantes nem sempre foi sobre jóias. A Tiffany & Young foi fundada em Nova Iorque em 18 de setembro de 1837 no qual pertencia a dois sócios. Inicialmente a empresa era um empório de artigos de papelaria e bens sofisticados, vendiam relógios, cintos, aparelhos de jantar e enfeites no geral.

Parecia o que chamamos de armarinho ou armazén hoje em dia. Quando Charlles Tiffany assumiu em 1853 o controle do negócio, ele decidiu um novo rumo para a empresa. Então ele decidiu mudar o nome e o ramo da empresa, foi aí que nasceu a Tiffany & Co joalheria. E as alterações contribuíram muito para o sucesso da empresa. 

2. Amazon

A Amazon foi inicialmente criada em uma garagem, quando Jeff Bezos saiu do seu emprego porque entendeu que o universo online era o futuro. Então decidiu iniciar seu negócio online, criou a Amazon, uma livraria no início. Não demorou muito para ele estender o nicho de mercado. Hoje eles faturam também como um comércio eletrônico.

➦ Lições desses dois exemplos:


Tiffany e Co. 

Quando decidimos falar sobre tudo, acabamos não sendo referência em nada.

Falar sobre tudo quando não se sabe o que deseja atingir logo no início, não te ajudará a chegar em um lugar que deseja futuramente.


Amazon

A prova de que você pode crescer rápido com um nicho específico e expandir o seu negócio para outros ramos se preferir.

Considerações finais: Nada é impossível nesse mundo, se você preferir não escolher um nicho, isso também não quer dizer que você não chegará onde deseja.


Me conte mais o que você achou sobre esse artigo? Um super beijo! ♥️


Saiba como divulgar no pinterest através do curso pinterest hacks, feito para te ajudar a ter visibilidade com o seu blog, obter resultados com técnicas e estratégias no pinterest. Um mecanismo de busca visual com o poder de alavancar o seu blog. Veja os resultados que eu obtive na página do curso!



Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog.  O conteúdo pode conter links de afiliados,  eu ganho uma comissão por você escolher esse produto e isso é o que mantém o blog. Todos os produtos são avaliados antes.

LISTA VIP - RECEBA MEUS CONTEÚDOS NO SEU E-MAIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.