O que é e como instalar o google analytics no blog

O que é e como instalar o google analytics no blog


Uma ferramenta necessária para te mostrar todas as análises do seu blog. Ele é importante para te ajudar a conhecer o seu público e acompanhar as métricas e relatórios, tudo o que acontece vindo do seu público e os passos que estão sendo dados no seu blog. Nesse artigo você vai conferir o que é e como instalar o google analytics no blog.

O que é o google analytics?


É uma ferramenta completa que monitora e acompanha todos os passos do seu blog enquanto ele está ativo. O google analytics é uma ferramenta do google e é gratuita.

Com ele você saberá quantas pessoas visitaram seu blog em determinado dia, de onde vem as pessoas que visitam seu blog, idade, quais os dias que o seu blog tem mais acesso e muitas outras informações para suas análises. Todos os sites online usam essas ferramentas de análise de dados para acompanhar suas páginas na internet.

É necessário acompanharmos os dados do nosso blog, esses dados podem te ajudar a definir diversas estratégias que ajudarão no crescimento dele. Os dados são mensurados pelo analytics todo mês, as informações que você tem são de dias e mês.

Ao fazer o seu cadastro no analytics você terá acesso as métricas completas do seu blog, você encontrará essas informações no painel esquerdo do analytics, onde se encontra os relatórios principais usados por blogueiros, que é o em tempo real  e o público alvo. Mas todos são importantes analisar.

O que veremos nessa página:
  • O que é analytics?
  • • Algumas funções do analytics
  • • Como instalar o analytics

Entenda alguns relatórios exibidos no google analytics:

Tempo real


Quando você clica nesse relatório você sabe quantas pessoas estão ativas, como estão acessando, de onde elas vinheram e em qual página elas estão. Vamos ver os mais usados.

Visão geral: Quantos usuários estão ativos e de onde estão acessando o seu blog, se é pelo celular, tablet ou pelo computador.

Locais: Qual país e cidade estão acessando. Para saber a cidade basta clica em cima do país.

Origem de tráfego: De onde veio esse visitante, se é da mídia orgânica, se é da mídia social e qual é a mídia orgânica e social. Exemplo: google e pinterest.

Conteúdo: Qual conteúdo estão visualizando naquele momento. E o google analytics vai te mostrar a página que o usuário está acessando.

Público-alvo


Nesse relatório você vai ter uma visão geral do seu público no blog, quantidade de acessos e taxa de rejeição. Nas subcategorias você verá os interesses (se os interesses deles são do mercado de beleza, decoração, internet etc.) e informações demográficas (que são idade e sexo do seu público) para conhecer melhor o seu público. Ainda nesse painel principal do público-alvo você verá:

Usuários: Total de usuários que visitaram o seu blog no período.

Novos usuários: Pessoas que visitaram pela primeira vez o seu blog.

Sessões: Corresponde ao número total de todas as sessões, uma sessão é medida pelo período de tempo que os usuários estão interagindo no seu blog. É a soma de várias sessões sendo medidas nesse painel.

Visualizações mensais: Significa o número total de visitas no seu blog naquele mês.

Taxa de rejeição: Ela é avaliada pela medida que seus leitores ficam na página lendo o seu artigo e não vão para outra página.


Confira esses artigos:


➦ Confira como instalar o google analytics 


Primeiro você precisa fazer seu cadastro no GA, então acesse a página principal do google analytics e faça seu cadastro.

Ao clicar em fazer cadastro ele vai te pedir as informações do seu blog ou site, como: qual o nome dele, qual o endereço, qual a categoria dele, se é sobre internet ou outro assunto.

Feito isso, você vai clicar no botão azul em ID de acompanhamento, ele vai pedir pra você aceitar o contrato, você escolhe o país e aceita o contrato.

Ao aceitar o contrato ele já vai te levar para a página principal do google analytics. Ele vai te mostrar o seu ID e outro código para adicionar no seu site. A página principal é essa abaixo!

O que é e como instalar o google analytics no blog



Veja como instalar o google analytics no wordpress


Agora você precisa instalar o google analytics no wordpress, para isso siga os passos abaixo, todos esses passos foram testados.

1. Vá em plugin, adicionar novo, pesquise e baixe o plugin GA Google Analytics ao baixar, ative!

2. Depois vá no painel do wordpress e passe o mouse onde está escrito configurações e encontre Google Analytics, clique e você vai abrir a página de configurações do plugin. 

3. Ao abrir a página do plugin vai aparecer Plugin Settings clique nesse nome, logo que abrir essa aba vai aparecer o campo GA TRANKING ID coloque o seu ID do google analytics.

4. Salve e espere até 48 horas para ele conectar ao seu google analytics. 

5. Para ver suas métricas acesse o Google Analytics.

Veja como instalar o google analytics no blogger


Você precisa fazer o cadastro no google analytics 

1. Feito o cadastro, quando ele te mostrar o ID do google analytics, copie.

2.  Vá até seu painel do blogger e clique em configurações, depois clique em outro, vai abrir um painel e logo você verá um campo para adicionar o seu id do google analytics.

3. Adicione e salve, espere pelo menos de 24 horas a 48 horas para as métricas começarem a aparecer no seu google analytics.



Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar, um super beijo!♥️




Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog.  O conteúdo pode conter links de afiliados,  eu ganho uma comissão por você escolher esse produto e isso é o que mantém o blog. Todos os produtos são avaliados antes.

LISTA VIP - RECEBA MEUS CONTEÚDOS NO SEU E-MAIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.