7 passos importantes para um blog profissional e rentável

7 passos importantes para um blog profissional e rentável
7 passos importantes para um blog profissional e rentável


Está disposta a investir grande parte do seu tempo por algo que só você vê? Digo em ter um blog profissional e trabalhar com ele. Então você veio no lugar certo. Por que esse blog é para te dar apoio em iniciar, focar no processo e ter resultados, há um conjunto de tarefas que te ajuda a ter bons resultados e trataremos aqui.

Quando estamos iniciando, buscar um apoio nesse meio é importante para irmos ajustando o caminho na blogosfera. ( Estava um pouco sumida daqui do blog, só estava atualizando posts antigos porque foquei em apresentar o curso que lancei para as pessoas. Mas agora estou de volta com ótimos artigos pra você, então não me abandona não.)

Tenho vistos muitos blogs aparecendo agora, e esse universo de blogs tem crescido bastante, há indícios de que a blogosfera vai crescer muito até 2020, porque muitas profissões estarão extintas como foi informado no G1 pequenas empresas e grandes negócios depois dá uma olhada no site.

Você que vai definir o objetivo do seu blog, ele vai ser profissional desde quando você ver ele como um negócio e definir ele como o seu foco de trabalho, que pode ser de qualquer área. Mas como iniciar um blog da maneira certa, se destacar e obter resultados? Será que existe uma fórmula mesmo para criar um blog de sucesso?

Dependendo do seu objetivo cada um vai ter seu caminho no universo da blogosfera. Cada um vai ter sua experiência, até porque as coisas tem se transformado em uma velocidade absurda.  Faça o que você ama e faz bem.

Criar um blog o levará em um caminho de erros e acertos como na vida. Não acertamos sempre, esteja certo disso, foque no processo e não no resultado, isso te ajudará a obter melhores resultados. 


"Foque no processo e não no resultado, isso te ajudará a obter melhores resultados
" #marketingdigital #blogueira


Para criar um blog profissional inicialmente você precisa ter clareza sobre seu objetivo, criar um blog só por criar não o ajudará ter um blog profissional e rentável. Falo isso porque muitos iniciam um blog se comprometem no início mas depois acabam perdendo a motivação, espero que não a percamos  :)

Então vamos falar aqui sobre 7 passos importantes para um blog profissional e rentável mas antes vamos falar sobre coisas importantes ao começar um blog. Como já disse em um artigo anterior e em vídeos, criar algo pensando no $ dinheiro talvez não seja o melhor caminho a fazer. As $ azuladinhas devem ser a consequência de um bom trabalho, não o foco.

Até porque blog da trabalho, tem que ter um objetivo bem definido para se criar um. Existe blogs de diversas áreas que vai desde beleza, entretenimento, a blog de ensino e ajuda como esse.


Paixão x Habilidade

Paixão está muito ligado a seu sentimento por algo que goste de desenvolver dentro de si. Há pessoas que tem mais de uma paixão, que gostam de fazer mais de uma determinada tarefa. E há pessoas que gostam de determinada coisa mas não tem habilidade, ou seja, não sabem como fazer.

Talvez a paixão dela é tanta que ela irá desenvolver essa habilidade, porque habilidade se aprende. Você precisará está certo do que deseja aprender. E talvez pode levar tempo para ter essa habilidade como também poderá aprender rápido, vai depender muito da sua capacidade.

Habilidade consiste no saber como fazer, você pode fazer tão bem uma tarefa que ela se tornará sua paixão. Você aprenderá a gostar do que faz. Mas para isso você precise se dedicar, perder tempo, não digo nem perder tempo mas investir seu tempo no que você já tem habilidade em fazer e aprender mais.

Confira esse artigo que eu criei aqui no blog há um tempo com uma ferramenta muito usada, a análise swot. Ele foi criado logo no começo que iniciei o blog, atualizei ele, mas já ajudou muitas pessoas que me deram feedback ➜ Confira Análise swot para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Tenha certeza sobre o que você sabe fazer de melhor que pode ajudar outras pessoas.

Vamos conferir os 7 passos importantes para um blog profissional e rentável:

⚫ Defina seu Nicho
⚫ Defina o nome do seu negócio
⚫ Foque nas mídias sociais
⚫ Automatize processos
⚫ Seja memorável
⚫ Construa sua lista de e-mail
⚫ Rentabilize seu blog


Gosto muito de usar o Mapa Mental para visualizar e organizar ideias, veja abaixo o que falaremos aqui:

7 passos importantes para um blog profissional e rentável



➦ Blog profissional e rentável - NICHO

Determine seu foco, seu nicho. Nicho é uma seguimentação escolhida para atender a necessidade de um grupo. Escolher um nicho já não é uma opção a ser ignorada, com muitas profissões sendo extintas mais pessoas estão vendo essa lacuna de trabalhar online. E essa é sua chance de escolher um público e focar nele, ou seja mais pessoas estarão conectadas.

Não dá mais para criar um blog para todo mundo, com diversos assuntos. Com tantos blogs surgindo vai ficar impossível lembrar de um. A não ser que você foque em um grupo, esse grupo vai lembrar do seu blog sempre que tiver necessidade de procurar o que você fala.

Definir um nicho o ajudará a criar diversos conteúdos estratégias para esse grupo, quando for criar ou vender algo pensará na persona que vai usar esse produto, suas ações de marketing estarão direcionadas para um grupo, e mais chances você tem de se destacar nesse meio.

Há diversos nichos a serem explorado online, em diversas áreas. Mas as pessoas querem fazer o que outras estão fazendo e esquecem de definir as estratégias a percorrer. A procura vai ficar mais específica. Definir um nicho agora pode ser a melhor escolha que você pode fazer.


➜ Passo a passo para criar um blog do zero rápido e fácil!


➦ Blog profissional e rentável - NOME


Escolher um nome criativo ou um nome específico que esteja de acordo com o seu nicho é uma tarefa um pouco complicada. Você precisará de algum tempo para definir um nome que esteja satisfeito realmente. Digo isso porque esse blog já passou por dois nomes. Não foi uma tarefa fácil a se escolher.

O nome do seu negócio precisa ser memorável, um nome de fácil pronuncia um nome que identifique qual é o seu negócio e nicho. Por isso antes de comprar o seu domínio, não faça por impulso faça definindo estratégias corretas. Faça de maneira pensada e trabalhada.

O nome do negócio é muito importante, se você define um nome que aborde um nicho por exemplo as pessoas vão te ver como aquele nicho sempre. E ele vai ser seu principal foco, tudo o que fizer vai precisar estar focado no público ao qual escolheu o nome do blog.

Exemplo: Você escolhe um nome que tenha 'beleza no meio' você vai precisar ser bastante específica em seu blog, tudo vai envolver beleza. É assim que as pessoas vão pensar e lembrar do seu blog. 

Então não vá por impulso defina seu foco, depois o nome do seu blog essa é a melhor maneira a se definir o nome. Você precisa saber sobre o que vai falar primeiro depois escolher um nome que se adeque aquele nicho.


➦ Blog profissional e rentável - MÍDIAS SOCIAIS


Foque nas mídias sociais para deixar o seu blog conhecido. Trace metas, crie um calendário editorial além do blog, crie um para as redes sociais. É importante que seu blog esteja em todas as redes sociais, mas também é importante ter foco, principalmente nas redes que você sabe que o seu nicho é mais procurado.

Não deixe isso passar despercebido. É importante saber onde seu público se encontra isso também o ajudará a definir estratégias direcionadas para o seu nicho. Uma rede social que eu amo e invisto é o pinterest. No qual eu criei o curso Pinterest Hacks para ajudar blogueiras empreendedoras que desejam ter resultados na rede. 

Mídias sociais devem ser uma importante fonte de divulgação para deixar seu blog conhecido, não a principal, mas importante. Por isso esteja em todas as redes sociais mas escolha uma ou mais para se destacar. A que eu mais recomendo agora é o pinterest, poi lá está diversos nichos e que ainda não estão sendo explorados. 

Então aproveite e divulgue o seu blog na rede, conheça o ➜ Pinterest Hacks onde te ajudo a divulgar na plataforma da melhor forma e se destacar . Hoje o seu conteúdo pode ser visto sim, e essa é a melhor oportunidade para entender como divulgar lá, muitas blogueiras já estão sabendo sobre a importância do pinterest e saíram na frente ao adquirir o curso.


➦ Blog profissional e rentável - AUTOMATIZE PROCESSOS


Eu gosto de ferramentas de automação( (exemplo uma ferramenta que faz postagem automática nas redes sociais) porque elas me ajudam a economizar tempo. Isso não quer dizer que ela fará o trabalho completo. Até porque você precisa do mesmo jeito traçar metas e estratégias. Elas só serão um apoio, mas um bom apoio, para quem está iniciando e não tem ajuda talvez é a melhor escolha.

Por exemplo, você tem um blog, tem produtos e precisa vender, tem diversas redes sociais, você precisa responder seus clientes e leitores você precisar criar conteúdos, estudar, divulgar e blá blá blá. É muita coisa não acha? As vezes dá vontade de pirar rs.

E não adianta nem pensar que dá pra fazer tudo sozinho porque não dá, se você vê blogueiras e blogueiros com um blog top pode crer que tem uma equipe por traz, porque ainda não dá pra ser uma máquina humana e fazer tudo sozinho.

Mas se você está no começo dá pra ter ajuda desses robôs parceiros da automação :) E claro que você precisa de uma boa organização e planejamento, se não nada acontece e só fica no papel. Eu gosto de praticidade coisas burocráticas não é comigo. Por isso gosto de fazer as coisas na maneira mais simples que poderá me ajudar a não pirar. Então automatize processos, porque vai adiantar muito!


➦ Blog profissional e rentável - SEJA MEMORÁVEL


Tenha um blog que seja memorável, não faça mais do mesmo. Tudo o que as pessoas fazem, isso pode dar certo para alguns mas pode não dar certo para outros. Acredito que a melhor maneira de ser memorável é se conectar com a sua paixão real.

Só fazendo o que realmente te dá prazer e vontade de quero mais todos os dias, vai fazer com que você seja memorável no seu nicho. Desempenhando o que te transforma e não o que te sufoca.
Para isso é necessário se conhecer, conhecer suas habilidades e paixões. 

E mais importante pensar no melhor para o seu público, desempenhar projetos que o ajude e traga valor para ele. Seja memorável para o seu público e não faça mais do mesmo!

"Seja memorável para o seu público e não faça mais do mesmo!
" #marketingdigital #blogueira


➦ Blog profissional e rentável - CRIE SUA LISTA


Construa sua lista de e-mail logo que iniciar o seu blog. Isso é muito importante, e não deve ser deixado de lado. Bom, ainda tenho que aprender muito sobre lista de e-mails. Mas o que eu sei e te incentivo é não deixe ela para depois se você deseja construir um público que esteja conectado a você sempre que postar algo novo no seu blog, vender produtos e se relacionar com eles.

A  lista é o seu principal público, por isso devemos manter ela mais por perto do que nunca. Se as redes sociais sumirem de um dia pro outro rs seu público estará fielmente com você. Quando criar um projeto saberá para quem mostrar primeiro, e para quem quer ver.

O E-mail marketing é uma estratégia recomendada fortemente por especialistas da área, pois tem o objetivo de promover produtos, sua marca e estar conectado com seu cliente em potencial. Sempre que nos inscrevemos em uma lista hoje em dia, sabemos que estamos entrando em um sistema de e-mails enviados para conexão de marcas e clientes.

Então não ignore esse potencial de conectar sua marca as pessoas, seus produtos e conteúdos. Invista em uma lista de e-mails logo que criar o seu blog. 


➦ Blog profissional e rentável - RENTABILIZE SEU BLOG


Para começar a rentabilizar seu blog esteja certo do seu conteúdo, seu blog deve agregar valor para seu público seja em qual nicho for, ser um blog que esteja focado em ajudar e criar conteúdos de valor para o público ao qual decidiu focar.

Hoje em dia você pode rentabilizar com anúncios do google, vender produtos de afiliados, fornecer serviços online, fazer parcerias rentáveis com marcas (isso depende do seu foco), criar seus próprios produtos digitais, fazer vídeos para youtube e seguir em direção ao seu sonho. 

Essa também é a parte em que entra sua lista de e-mail onde você poderá mostrar seus produtos para as pessoas.

Veja esse artigo onde escrevo sobre IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDER NA INTERNET 

Agora me responda, você está preparada para adquirir competências para ser uma blogueira profissional? Porque até 2020 blogs de diversas profissões estarão surgindo devido a essa extinção de profissões, então esteja atenta!



Espero que tenha gostado do artigo. Me ajuda compartilhando no Pinterest?
 Um super beijo! ♥


Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Mas não me responsabilizo por erros ou danos causados. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog. As informações contidas neste blog é autoria de Bruna Caroline. Copiar parte ou conteúdo total é plágio. O conteúdo pode conter links de afiliados, só indico produtos que eu uso, pesquiso e gostaria de usar.

LISTA VIP - RECEBA MEUS CONTEÚDOS NO SEU E-MAIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.