Blog ou Site: Como criar um blog do zero?

Como criar um blog do zero 


O blog é um dos canais que mais tem gerado oportunidades para quem quer iniciar um negócio digital. Há diversas oportunidades para você trabalhar com o blog/site, se você não sabe ainda porque vai criar um blog é sempre melhor criar um blog com o objetivo definido.

Saber como criar um blog do zero é uma das habilidades que você deve conhecer para conseguir lucrar com a Internet. Por meio de um site é possível ganhar dinheiro de várias formas.

 Além disso, graças a um site você também poderá divulgar os seus trabalhos, sejam elas na área de fotografia, decoração, organização e publicidade.

Se há alguns anos a criação e a manutenção de um site era uma tarefa que demandava conhecimentos específicos relacionadas a programação, atualmente a situação já é diferente.

Hoje em dia existem plataformas intuitivas, que tornam a construção de um site uma tarefa rápida, fácil e que não exige profundos conhecimentos sobre programas e códigos.

Apesar das facilidades, ao criar o seu blog/site é necessário que antes você tenha um objetivo plausível. Dessa maneira você vai conseguir dar um propósito para o seu site, facilitando ao máximo o seu trabalho.

Os tipos de sites e para que serve cada um para ganhar dinheiro na Internet com um site é necessário saber qual será a finalidade do mesmo. Nesse caso, existem três categorias básicas: 

Blog 

Essa é a opção mais adequada para quem quer manter um canal para tratar de algum assunto do seu interesse e conhecimento. Caso você seja uma criadora de conteúdo, pode ter um blog na sua área.

Caso você seja um profissional da área de informática, você pode ter um blog tratando de temas nessa área, tais como gadgets, programas e dicas variadas.

 Enfim, um blog é um muito interessante e exige uma constante atualização para manter um grupo definido de leitores.

Você pode decidir criar o seu blog no wordpress agora e se tornar sua própria chefa, veja o passo a passo aqui!





Site

O site propriamente dito pode ser pessoal, com o intuito de divulgar algum trabalho que você realiza, bem como pode ser o site da sua empresa.

O site é uma página estática, você não coloca postagens igual o blog, se você for no site do curso pinterest hacks verá que é um site de página estática.

Por isso, é possível dizer que um site é a sua vitrine na Internet. Sem ele, você ou algum projeto não contam com presença digital, fator que é essencial nos dias de hoje.

As etapas para a criação de um site Assim como qualquer empreendimento, é preciso seguir algumas etapas para efetuar a criação de um site. Tais etapas são simples e não exigem conhecimentos avançados.


Loja Virtual

Um e-commerce consiste em um investimento que pode trazer excelentes resultados. Ao investir em tal negócio, você pode vender produtos dos mais variados segmentos.

Além disso, com um e-commerce você conta com um negócio que fica aberto 24 horas por dia, podendo ser acessado por pessoas do país inteiro e até mesmo de fora do Brasil.


Blog ou Site: Como criar um blog do zero? Veja a seguir os passos para colocar o seu projeto web em prática:

Decidir qual será a plataforma. A plataforma é o programa utilizado que oferece toda a estrutura de um site. Ou seja, ela é o sistema que vai permitir que você tenha o seu projeto na Internet.

O Wordpress, por exemplo, é uma das plataformas mais recomendadas, já que possui funcionalidades interessantes e ser de fácil utilização.


Hospedagem e Domínio

O domínio consiste no nome do seu site. É por ele que as pessoas vão encontrar o seu site na Internet. Por isso, ao optar por um domínio, prefira nomes curtos e de fácil memorização.

Já a hospedagem é o local onde o seu site ficará armazenado. Existem diferentes tipos de hospedagem e cada uma delas traz vantagens e características específicas.

Caso o seu site seja uma loja virtual, é essencial que a hospedagem escolhida por você seja a ideal para suportar um elevado número de tráfego. Lembre-se que o público odeia sites que travam ou que demoram para serem abertos.


Organização e estrutura

Depois que você definiu questões como o domínio e efetuou a instalação da plataforma, chega a hora de construir o seu site. Para isso, você deve levar em consideração a organização do seu layout.

É importante que o seu site tenha um visual limpo, conseguindo manter uma harmonia entre o conteúdo textual e as imagens. Dessa maneira você melhora a experiência de navegação do seu público.

Sendo assim, crie um layout onde as principais categorias estejam bem visíveis e acessíveis para o público.

Lembre-se que a identidade visual é um elemento muito importante em se tratando de desenvolvimento web. Quanto mais funcional e acessível para o seu público, melhores serão os resultados do seu site.

Se você for investir em uma plataforma para trabalhar online recomendo o Wordpress. Existem dois tipos de plataforma wordpress, vou explicar melhor sobre eles para que você não confunda ao criar o seu.


 WordPress.com

É uma plataforma gratuita com hospedagem própria. Você só precisa criar uma conta e ele cuidará do resto. Ele te oferece um domínio da plataforma como seunomededominio.wordpress.com esse domínio é gratuito.

Porém você pode adicionar um personalizado pago com o seu nome e a extensão que desejar, exemplo: seunomededominio.com.br ou seunomededominio.com e adicionar no seu blog wordpress.com

A plataforma wordpress.com oferece temas e plugins gratuitos e pagos da própria plataforma. Você só pode adicionar os recursos que a plataforma disponibiliza ou seja caso você queira adicionar um plugin ou pagar uma agencia para fazer seu tema não poderá adicionar no wordpress.com. A personalização e os recursos são limitados nessa plataforma.


Wordpress.org

O wordpress.org é uma plataforma de código aberto e avançada. Você terá que fazer suas próprias modificações ou contratar um profissional para realizar a configuração.

Nele você não terá um domínio gratuito e uma hospedagem gratuita. Terá que comprar um domínio e pagar uma hospedagem mensalmente.

A plataforma disponibiliza temas gratuitos. Caso queira um tema personalizado terá que comprar um tema com um profissional, existem plugins gratuitos e pagos no wordpress.org e eles são bem avançados.

Alguns plugins facilitam as configurações ajudando em diversas áreas, por exemplo você poderá baixar um plugin para adicionar widgets e botões do
Pinterest de forma automática sem colocar um código.





Atualizado de: 23/06/17



Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog. O conteúdo pode conter links de afiliados, eu ganho uma comissão por você escolher esse produto e isso é o que mantém o blog. Todos os produtos são avaliados antes.

2 comentários:


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.