Como criar um blog do zero ?

Como criar um blog do zero ?
Como criar um blog do zero ?

O blog tem sido um dos melhores negócio a se investir na internet, confira o passos de como criar um blog do zero para você iniciar o seu negócio online.

O blog é um dos canais que mais tem gerado oportunidades para quem quer iniciar um negócio digital. Há diversas oportunidades para você trabalhar com o blog, se você não sabe ainda porque vai criar um blog é sempre melhor criar um blog com o objetivo definido.

Hoje até as empresas estão investido mais em blogs por causa do marketing de conteúdo, o conteúdo compartilhado com seu leitor gera um interesse e ele funciona como um meio de experiências e pesquisa.

As pessoas antes de comprarem produtos e serviços pesquisam na internet, então ela quer detalhes antes de efetuar a compra. Eu sou assim, você é assim, todos pesquisamos.

Há diversas plataformas para se criar um blog na internet. Meu site atual não é wordpress, pois comecei nele, mas tenho dois domínios de trabalho no wordpress.org. E hoje ele é a melhor plataforma para se criar um blog, site e loja.

O blogger também é uma ótima plataforma para se criar um blog depois do wordpress e da para se ter um blog profissional nele,  o wordPress sai na frente por ser mais avançado.

O wordpress possui mais recursos e se você  pretende expandir o seu negócio um dia o Wordpress.org é a melhor escolha. Existem dois tipos de plataforma wordpress, vou explicar melhor sobre eles para que você não confunda ao criar o seu.

Então existem o Wordpress.com e o Wordpress.org.

WordPress.com


É uma plataforma gratuita com hospedagem própria. Você só precisa criar uma conta e ele cuidará do resto. Ele te oferece um domínio da plataforma como seunomededominio.wordpress.com  esse domínio é gratuito.

Porém você pode adicionar um personalizado pago com o seu nome e a extensão que desejar, exemplo: seunomededominio.com.br ou seunomededominio.com e adicionar no seu blog wordpress.com.

A plataforma wordpress.com oferece temas e plugins gratuitos e pagos da própria plataforma. Você só pode adicionar os recursos que a plataforma disponibiliza ou seja caso você queira adicionar um plugin ou pagar uma agencia para fazer seu tema não poderá adicionar no wordpress.com. A personalização e os recursos são limitados nessa plataforma.

Wordpress.org


O  wordpress.org é uma plataforma de código aberto e avançada. Você terá que fazer suas próprias modificações ou contratar um profissional para realizar a configuração.

Nele você não terá um domínio gratuito e uma hospedagem gratuita. Terá que comprar um domínio e pagar uma hospedagem mensalmente.

A plataforma disponibiliza temas gratuitos. Caso queira um tema personalizado terá que comprar um tema com um profissional, existem plugins gratuitos e pagos no wordpress.org e eles são bem avançados.

 Alguns plugins facilitam as configurações ajudando em diversas áreas, por exemplo você poderá baixar um plugin para adicionar widgets e botões do Pinterest de forma automática sem colocar um código.


Veja + Saiba como divulgar no Pinterest!


Para criar um blog no Wordpress.org você precisará de:

1. Domínio personalizado

2. Configurar a Hospedagem (recomendo KingHost )
)
3. Instalar wordpress na plataforma de hospedagem

4. Configurar os servidores do nomes, caso seu domínio seja diferente da plataforma da hospedagem


Com esse instalador automático você cria um blog do zero em cinco minutos após fazer a compra, sem precisar instalar o wordpress manualmente.

➦  1. Domínio personalizado 

Recomendo que você faça tudo em uma plataforma só, se você está iniciando e não tem domínio nem hospedagem. Se você tiver um domínio veja a configuração que terá que efetuar mais abaixo no 2.

Escolher um domínio pode parecer simples mas não é. O domínio é o nome do seu blog, site ou negócio, antes de fazer a compra você precisa definir o nome do seu negócio na web. Isso requer muito cuidado, criatividade e uma escolha que esteja relacionado ao projeto que vai criar.

O domínio você paga uma vez por ano.  Antes de comprar o domínio você precisará escolher uma extensão, exemplo:

.com
.com.br
.org
.net

Existem diversos tipos de extensão a .com é usada mundialmente e .com.br é do Brasil administrada pelo Registro Br são as mais usadas. Para usar o registro br você precisará cadastrar em seu CPF ou CNPJ.


➦ 2. Configurar a Hospedagem 



A hospedagem é o lugar que vai gerenciar o seu espaço na internet, tudo o que você adicionar no seu site, blog e loja virtual, exemplo imagens, arquivos, plugins. Tudo isso estará pesando no espaço que você terá disponível na sua hospedagem.

Você pode comprar o domínio e hospedagem em um lugar só e geralmente eles oferecem desconto ao fazer isso. No meu plano mensal da Kinghost o e-mail personalizado é gratuito. Já o domínio é gratuito em alguns planos verifique melhor no site.

Existe também alguns tipos de hospedagens a venda na kinghost. Mas é melhor que escolha a hospedagem para wordpress no kinghost.

Eu recomendo a KingHost pela forma de manuseio ao adquirir a hospedagem, pois você instalará o wordpress de forma automática pelo painel de controle da kinghost. O  suporte te dará total apoio na configuração.

Você pode saber como instalar o wordpress depois de comprar a hospedagem e o domínio nesse link, mas te garanto foi a melhor plataforma que eu já usei, foi rápida a instalação, tive acesso ao meu painel do wordpress em alguns minutos, mas o processo pode demorar até 24 horas para que esteja no ar.


3. Instalar o Wordpress 

Depois de comprar a hospedagem você precisará instalar o wordpress.

  • ● Faça o seu login na KingHost
  • ● Clique no nome de domínio que você contratou 
  • ● Procure essa aba de Ferramentas e ache o instalador automático




  • ● Clique em instalador automático e ache o Wordpress.
  • ● Clique em configurar.
  • ● Você entrará na página abaixo.






  • ● Clique em instalar wordpress
Ao instalar o wordpress aguarde alguns minutos e a King Host vai te enviar o endereço de login e senha para acessar o seu painel wordpress.  O acesso a sua página do wordpress será parecido com nomedoseudominio.com/wp-admin

E você terá acesso ao seu wordpress.org agora poderá instalar o tema que desejar.


4. Configurar os servidores de nomes ou name servers.


Se você possui um domínio em outra plataforma terá que fazer  a configuração dos servidores de  nomes ou name servers pois em cada plataforma o nome pode ser em  inglês ou português. Vá até a plataforma que você possui o domínio:

  • ● Encontre servidores de nomes ou nameservers na plataforma que você possui o domínio
  • ● Escolha a opção personalizado
  • ● Vá até o seu e-mail e veja que ao comprar sua hospedagem na KingHost o servidor vai te enviar um e-mail automático para a configuração. Então ele enviará o seguinte:

Exemplo: Slave: dns1.kinghost.com.br   

O KingHost vai te enviar uns 6 exemplos desses aí em cima, com o ip do lado.

Adicione todos os slaves, lá no nameservers ou servidores de nomes do seu domínio. Somente slave. Eu não sei porque eles enviam o ip  porque não usa. O mesmo foi confirmado o não uso pelo suporte.

E pronto, você precisará entrar no seu painel e fazer a instalação do wordpress, siga os passos acima para isso.

Caso seu domínio seja do registro br ➜ siga esses passos.




Tem dúvidas? Me envie um e-mail: blogueiraexpert@gmail.com
Um super beijo!🎔


Atualizado de: 23/06/17


Saiba como divulgar no pinterest através do curso pinterest hacks, nesse curso você vai aprendera divulgar no pinterest do jeito certo, ganhar visibilidade com o seu blog, gerar tráfego para o seu blog, redes sociais e lista de e-mail. E ainda Ganhar dinheiro no Pinterest com estratégias de vendas. Um mecanismo de busca visual com o poder de alavancar o seu blog. Veja os resultados que eu obtive na página do curso!


Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog. O conteúdo pode conter links de afiliados, eu ganho uma comissão por você escolher esse produto e isso é o que mantém o blog. Todos os produtos são avaliados antes.


LISTA VIP - RECEBA MEUS CONTEÚDOS NO SEU E-MAIL!

2 comentários:


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.