Seo para blog - guia para iniciante

Seo para blog - guia para iniciante
Seo para blog - guia para iniciante

Existem técnicas de seo para blog que devem ser aplicadas para ganhar visibilidade. Mas existe também técnicas básicas que todos criadores de conteúdos precisam saber para aplicar em seu artigo no blog. Se você quer ter um bom resultado com ele, precisa começar entender um pouco sobre seo.

Nessa série de artigos de seo para blog você vai aplicar todas as técnicas para otimizar seus artigos e começar a posicioná-los no google de forma simples e sem complicação. O importante é que você acompanhe a série essa semana 1 a 1 para não se perder e ficar confuso, o próximo artigo sai quinta-feira.

Você vai começar essa prática e o resultado vai vim depois de algum tempo. O seu artigo não vai aparecer no google de um dia para o outro, é importante você saber disso já. Isso leva um pouco de tempo para começar a dar resultado, mas você precisa começar a otimizar hoje, é um dos intens importantes para o crescimento do blog.

Vou te mostrar um artigo que eu escrevi e que já está posicionado no google. Há um conjunto de práticas que são determinantes para isso acontecer e vou te mostrar nessa série. Por exemplo você precisa otimizar algumas das técnicas de seo toda vez que criar um artigo para o google.

Isso é uma prática que você vai aprender com o tempo, não precisa se desesperar. Por isso estou criando esse passo a passo para você começar a posicionar seus artigos.

Esse guia sobre SEO será dividido em duas partes ou mais, pois pretendo te mostrar o passo a passo a ser feito. Porque muitos ainda ficam confusos e não entendem ou não sabem como aplicar o seo para blog.


"Essas técnicas de SEO do google são universais não é só para blogger ou wordpress, o que você vai ver nessa série de artigos é só adaptar no mesmo local em seu blog." #marketingdigital #blogrentavel


➦ Seo para blog - O que é SEO?

Primeiro vamos saber o que significa, SEO - Search Engine Optimization que significa "otimização para os mecanismos de busca". Algumas práticas e técnicas que devem ser aplicadas no blog toda vez que criamos o conteúdo. Quando uma pessoa pesquisa no google o conteúdo que ela quer ler, o seu artigo deve aparecer entre os primeiros.

Só para você saber o que eu estou falando, se você digitar lá no google o nome de um artigo que eu criei aqui no blog  "como empreender pela internet" ou "empreender pela internet" você vai ver ele entre os primeiros na aba "imagens", pois ele ainda está subindo entre os links, por isso ainda não está entre os links na primeira página. Toda vez que eu crio um conteúdo eu devo aplicar essas técnicas de SEO. Veja a imagem.


Seo para blog - guia para iniciante
Seo para blog - guia para iniciante



➦ Seo para blog - Por que usar SEO no seu blog?


Criadores de conteúdo que estão iniciando desejam que seus conteúdos sejam encontrados. O seo é um dos fatores determinantes para o seu artigo ser encontrado. Hoje não só tem o google que ajuda a divulgar o seu blog.

A disputa para alcançar a primeira página do google é grande pois você também está concorrendo com empresas e blogs 'famosos' que posicionam seus artigos. Por isso eu indico usar o Pinterest
também para divulgar o seu trabalho.

 Você deve usar as técnicas de SEO não só para que seu artigo seja encontrado, mas para ajudar no crescimento do seu blog. E o melhor, você consegue isso de forma gratuita. Você define seu público-alvo e aplica a otimização de seo, para seu público encontrar seu conteúdo nos mecanismos de buscas.

➦ Seo para blog - Como começar a usar seo no blog ?


Palavra-chave

Como todos os mecanismos de buscas bing, yahoo, google a palavra-chave é o item principal. Existem algumas práticas a serem aplicadas no nosso conteúdo por completo.

Mencionei um pouco sobre a palavra-chave quando escrevi sobre 8 dicas para criar conteúdo de qualidade (dei uma dica de como você pesquisar sua palavra-chave, não vou falar aqui porque vai ficar muito repetitivo).

Vamos seguir o passo a passo dessa série de artigos para você começar a colocar em prática no seu blog.

➦ Seo para blog - Critério para você definir a palavra-chave

Você deve pensar nela quando resolver falar de um assunto. Você resolveu falar sobre um tema, "Maquiagem", e vai falar sobre o assunto "truque de maquiagem", a sua palavra-chave deve está relacionada ao que você vai falar sobre maquiagem. 

Se você colocar "5 truques de maquiagens", existem milhões de artigos de truques de maquiagens e na verdade você vai falar sobre truque de maquiagem para a área dos olhos. Então, você deve prestar atenção e pensar como o seu público irá pesquisar esse assunto.

Você deve ser bem específico, a palavra-chave ficaria assim "truques de maquiagens para olhos" e no título do artigo "5 truques de maquiagens para olhos" essa palavra-chave você irá colocar em vários lugares do conteúdo, isso vai facilitar o engajamento. Porque quando a pessoa for pesquisar, ela vai ser específica na hora de achar o conteúdo.

➜ Essa frase de cima, também é chama palavra-chave de calda longa, quando ela é bem completa e específica.

➜ Palavras-chave de cauda curta poderia ser "maquiagem para olhos" ou só maquiagem.

PS: É importante que antes de você adotar a palavra-chave que irá usar no seu conteúdo, deve pesquisa-lá, pois palavras com um engajamento alto e que existem muitos sites e blogs usando, fica difícil você alcançar nos mecanismos de pesquisa.

Sei que pode estar um pouco confuso isso para você e por isso esse artigo vai ter uma continuação. Como se fosse uma "Mini série" para você entender e aplicar o SEO no seu blog e conteúdo.

Espero que você tenha entendido um pouco sobre SEO. No próximo artigo vamos iniciar o passo a passo para você aplicar em seu conteúdo do blog.

Esse é só um começo para não ficar confuso depois vamos abordar mais técnicas! Enquanto isso...

Acompanhe o novo artigo de SEO aqui no blog. Um super beijo! 🎔



artigo atualizado de 31/7/17

Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Mas não me responsabilizo por erros ou danos causados. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog.  As informações contidas neste blog é autoria de Bruna Caroline. Copiar parte ou conteúdo total é plágio. O conteúdo pode conter links de afiliados, só indico produtos que eu uso, pesquiso e gostaria de usar.

4 comentários:

  1. Preciso demais entender melhor sobre seo! vlw, vou acompanhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante ter uma base de como o Seo funciona. Já saiu o post sobre o passo a passo! Bjoss

      Excluir
  2. Gostei muito das dicas e realmente não tinha ideia do que seria o SEO. Vou continuar acompanhando suas dicas. Obrigada. bjsss

    ResponderExcluir


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.