Saiba como criar conteúdo de qualidade para o seu Blog

Saiba como criar conteúdo de qualidade para o seu Blog
Saiba como criar conteúdo de qualidade para o seu Blog


Ter um negócio digital, seja um blog ou um perfil de nicho em alguma rede social hoje após a revolução do marketing é necessário que você crie bons conteúdos. Você pode ajudar seu público para que ele o acompanhe e se torne seu leitor.

Mas com isso vem a responsabilidade de criar conteúdo de forma constante, e criar conteúdo de qualidade para blog é de extrema importância. Para isso você deve pesquisar mais sobre o seu nicho e o tema em que resolveu criar um conteúdo.

Criar conteúdo de qualidade é criar um conteúdo que resolva a dor do seu público e que o ajude de uma certa forma. Em todos os nichos você encontra dores e dificuldades que esse público enfrenta, dessa forma você vai estar trazendo valor para o seu leitor ou cliente.

Mas ao dar início no processo de criar um conteúdo é importante que você pesquise bem sobre aquele assunto, e defina principalmente com quem você vai falar. Nem todo o conteúdo criado é para todos os tipos de pessoas que você ajuda.

Você pode criar um conteúdo que ajude um tipo de persona no seu blog e no outro dia criar um conteúdo que ajude outro tipo. Dentro do seu público-alvo é preciso que você defina qual a persona ideal para o seu conteúdo.

Ao definir a persona ideal você vai criar o conteúdo com mais facilidade, porque não falamos para o público-alvo inteiro. Definindo uma persona você vai encontrar as dores e problemas que aquele público enfrenta.

Para criar um conteúdo de qualidade também é importante que você fique sempre atualizada sobre a sua persona, público e o mercado que você atua, pois só assim terá ideias para criar bons conteúdos. Enquanto não tem uma empresa ou produtores de conteúdo que te ajude.

Nesse artigo você vai conferir:

O que é público-alvo
● O que é persona
● Dicas para criar conteúdos de qualidade



O que é público-alvo?

O público-alvo está ligado de forma social, quem são as pessoas que você vai atingir. Para definir o seu público-alvo você pesquisará a região em que se encontra, sexo, idade, estado civil, opções de compras, renda mensal etc.

O público-alvo hoje não é tão usado para definir conteúdos e publicidade em geral pois,  ainda é uma forma muito abrangente para definir o que se vai criar a partir dele.

É usado por empresas para se criar produtos, campanhas referente aos produtos, audiência etc.

Os marketeiros, públicitários, e criadores de conteúdo não tem feito tanto uso dele e sim da persona que é uma forma mais direta de falar e encontrar problemas da pessoa ideal para quem aquele conteúdo ajuda.

O que é a persona ?

A persona ou buy persona como é chamado, é a forma fictícia de encontrar ou criar o seu leitor e cliente ideal dentro do seu nicho e público-alvo. Com isso você fala diretamente para um tipo de pessoa no seu nicho.

Para definir a persona do seu conteúdo já é uma forma mais detalhada e específica que você deve trabalhar ao criar o seu conteúdo. Você vai falar diretamente com essa persona. E você pode ter várias dentro do seu nicho.

Exemplo: Você definiu sua persona, como uma mulher de 25 anos, tem um blog de moda, faz curso de moda usa a rede social tal, tem canal no youtube, e tem dúvidas sobre um assunto específico.

Esse é um exemplo de como definir sua persona. Se deseja trabalhar mais em cima disso encontre mais informações completas sobre buy persona e público-alvo  nesse site.


1 Defina o Tema

Comece escolhendo o tema em que deseja criar o conteúdo. Começar pelo tema vai te ajudar a ter clareza de uma forma geral sobre o conteúdo que vai abordar no seu blog. Você já vai saber sobre o que falar, pesquisar assuntos relacionados e definir sua persona ideal.


2 Defina a Palavra-chave

Ao pensar em um tema para o seu artigo escolha a palavra-chave e pesquise sobre ela. Exemplo: "Como fazer truque de contorno" palavra-chave: truque de contorno. A palavra-chave é o que vai te ajudar a ter um conteúdo de relevância no google.

Ela deve estar no título e pelo menos no primeiro parágrafo do post. Mas sempre levando seu conteúdo completo em consideração. Antes de escrever seu post, pesquise a palavra-chave nesse site e veja o quanto ela está engajada keyword planner do google.


2. Defina um título antes e depois

Defina um título fictício para que você comece a desenvolver seu conteúdo, o título nem sempre fica o mesmo quando começamos a criar o conteúdo, geralmente vamos desenvolvendo e após criar o conteúdo definimos ele com mais precisão.

Depois defina o título que vai atrair o seu visitante. Um bom título é o que vai fazer a pessoa que ainda não clicou no seu conteúdo se interessar e abrir ele para ler. Crie títulos com chamadas de ação, títulos atrativos que seu leitor se interesse.


3. Crie conteúdo que ajuda seu leitor 

Busque se colocar no lugar do seu leitor, se você estiver na mesma posição do leitor melhor ainda por que você pode se colocar no lugar dele e pesquisar mais afundo os problemas para solucionar.

Exemplo: "5 maneiras simples para organizar suas finanças".  Você está dando 5 opções simples para essa pessoa resolver o problema dela. Já está criando um conteúdo de qualidade para o seu leitor.


4 Busque inspiração em blogs e redes sociais

Pesquise outros blogs do seu nicho para que você tenha insights sobre aquele conteúdo já criado, não para copiar mais para ter ideias a partir desse.

Uma rede que foi criada com o objetivo de planejamento foi o pinterest, a ideia central é que você compartilhe imagens para os seus quadros dessa forma você pode criar um quadro para cada assunto que desejar. Fazendo assim uma fonte de inspiração para determinados assuntos.

No próprio feed do pinterest você vai ter diversas ideias através de outros títulos e conteúdos criados, tire um tempo para ficar no pinterest compartilhando imagens do seu interesse e veja que logo surgirá novas ideias interessantes.

O pinterest também é uma ótima fonte de divulgação para o seu blog, diferente de outras redes sociais a vida útil do seu post na rede é longa. Podendo durar anos seu conteúdo sendo visto pelos visitantes da rede social.

Ao divulgar no pinterest usando estratégias e hacks do pinterest você traz mais visibilidade para a sua marca online e resultados financeiros para o seu blog com o curso pinterest hacks onde te ajudo mais nisso.

5 Pesquise e leia mais sobre o tema

Busque opiniões sobre o tema, tente observar o modo como o assunto é abordado e o que você pode aprender com eles. Mas, sempre mostre o seu diferencial ao escrever um conteúdo para o seu blog.

Tem leitor que está ligado em tudo, e ele sabe quando a pessoa copia algo de outro lugar. E isso pode tirar sua credibilidade, quanto a ele querer voltar ao seu blog.

Pesquise e fale com seus leitores sobre determinados temas que se interessem mais. Observe comentários, perguntas, mensagens e e-mails que eles te mandam.

6 Crie um planejamento de conteúdo

Melhor do que ficar a disposição de novas ideias e criatividade é importante que você crie um planejamento de conteúdo para seu blog e redes sociais. A maioria dos criadores de conteúdo fazem um planejamento com o calendário editorial de postagens para cada plataforma.

Ao criar conteúdo para uma plataforma principal você pode fazer uma curadoria de conteúdo com essa e criar novos conteúdos a partir da pronta. Uma maneira de fazer a curadoria é você aproveitar conteúdos já criados e criar outros a partir do que já esta feito.


Conclusão:

Para criar um conteúdo de qualidade você deve saber exatamente o nicho que você foca no seu blog ou outro negócio, pesquisar mais sobre o conteúdo em que deseja abordar, tirar dúvidas e ajudar o seu leitor com o conteúdo criado. Faça uma curadoria de conteúdos e pesquise mais afundo sobre cada tema definido.


Esse artigo foi importante para você? Comente!
Vou adorar saber o que você achou.


Saiba 'como configurar e divulgar no pinterest do jeito certo' através do curso pinterest hacks
feito para te ajudar a ter visibilidade com o seu blog, obter resultados de tráfego e financeiro. Um mecanismo de busca visual com o poder de alavancar o seu blog. Veja os resultados que eu obtive na página do curso!



Artigo atualizado 21 de jul de 2017

Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Mas não me responsabilizo por erros ou danos causados. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog.  As informações contidas neste blog é autoria de Bruna Caroline. Copiar parte ou conteúdo total é plágio. O conteúdo pode conter links de afiliados, só indico produtos que eu uso, pesquiso e gostaria de usar.

14 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Vou buscar colocar em prática. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aaah sua linda, adorei seu post. Super útil. Criei meu blog faz poucos meses e estou buscando crescer e, principalmente, melhorar meu conteúdo. Beijos e Sucesso.

    https://lidianemalheirosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda! Fico feliz que tenha ajudado❤

      Excluir
  3. Conteúdo muito bom e importante para nós. Parabéns.

    www.ocristaocriativo.blogspot.com
    @ocristaocriativo (instagram) ❤

    ResponderExcluir
  4. Que dicas valiosas. Com certeza vou levar essas dicas comigo sempre. É muito legal criar conteúdo para a internet mas as vezes a gente fica sem criatividade ou sem qualidade. Suas dicas une os dois, criar um conteudo legal e com qualidade! AMei muito mesmo!!

    Beijos
    www.ajufari.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, fico feliz que tenha gostado! Seja bem vinda!❤

      Excluir
  5. Egraçado estava procurando algo novo para aprimorar meu conhecimento e parei aqui aleatóriamente. Sou fã desses templates responssivos. Parabéns pelas dicas e pelo trabalho! Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Bruna muito obrigada pelas dicas. Adorei o seu blog e estou visitando todos os artigos para iniciante que nem eu.. Parabéns, as dicas são ótimas e vou seguir todas. Bom trabalho! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero contribuir para seu crescimento com o blog! Bjoss!

      Excluir


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.